Tenho duas filhas e a mais crescida, que está no 3º ano do ciclo básico de ensino, é uma "voadora", tem dificuldade de concentração, sabe as matérias, mas não está minimamente para se chatear com os trabalhos de casa, e com tudo o que implica estar sentada numa cadeira a fazer qualquer tipo de trabalho que não seja criativo.
Há que admitir, é muito mais giro fazer trabalhos de casa a fazer o pino ou a ver as coisas de pernas para o ar, não é? Pois... é assim que ela os faz!
Raramente se fixa em algo, excepto...
Pintura, trabalhos de colagens e dança...
O apelo à criatividade vibra nela de uma forma fantástica e eu amo apreciar estes momentos.
Depois vem a pressão escolar, o ter que fazer, estudar, etc, para passar de ano.
Confesso, a minha grande dificuldade prende-se também por eu quase ter a forçar a algo com que eu também não concordo... este sistema de ensino, falho, caduco e nada criativo, onde se criam máquinas pensantes e se obriga as crianças a extensos trabalhos de casa, após um dia inteiro de aulas...
Bolas! Onde está o tempo para brincar, correr, pintar, divertir, relaxar?
Deixo estes dois videos espectaculares do Ken Robinson, onde se retrata o sistema mundial de ensino e como este mata a criatividade das crianças de hoje, adultos de amanhã.
Onda Encantada
8 comentários:
:)
Está mesmo excelente, para ver e re-ver =P
Fenix renascida :) reintegraste a esfera internauta com grande energia :D
Que bom receberte depois da tua viagem interna e sentir esta nova onda cosmica, cheia de criatividade :D
toque de asa
Olá querida!
Como eu te percebo... Eu que tenho 3 filhos sei bem o que passas. O mais velho está a terminar o 4º ano do 1º ciclo e aquilo que aquela criança tem de estudar é algo impensável. Além de ter sofrido uma enorme pressão devido às benditas provas de aferição... Está a uma semana de terminar as aulas e anda a dar História de Portugal à pressão e, para finalizar bem, ainda vão ter teste! No meu tempo eu tinha tempo para estudar e para brincar com as amigas, andar de bicicleta, puxar pela imaginação e criatividade fosse onde fosse... Mas, infelizmente, é o sistema onde estamos "incluídos"... que nunca mais ninguém percebe que está totalmente errado. E o meu filho "enfiado" no sistema... sem podermos contestar... Como dizes bem, estão a criar máquinas pensantes... E para ajudar à festa, junta-se-lhe o Magalhães, que é algo que abolimos a 100%. Os meus filhos são as únicas crianças que não tem Magalhães na escola deles. Eles sabem bem o porquê de não o terem e primam pela diferença. Pena que não haja mais seres humanos a perceber que aquilo é só mais uma das ferramentas que "matará" lentamente as crianças de um Novo Mundo.
Já tinha visto os videos no blog da Lucy e são fantásticos. Haja música, a dança, a expressão dramática, para as crianças e para os adultos também.
Deixo-te beijinhos de Amor e Luz em forma de borboletas douradas.
Guntty,
Para ver infinitas vezes!!!
I wish all the world could see it!
Kiss
Ash...
Sweet brother...
Thanks :)
When the wings touch, we fly together!
Abraço imenso
Angel,
Lá em casa também são as únicas sem magalhães... :|
Mas... pronto, em casa de informáticos... há pc's para todos... lol...
Sem bem o que dizes e este ensino é uma verdadeira aberração.
Sabes, tenho oferecido aos professores uns textos que tenho encontrado sobre o excesso de trabalhos de casa, e parece-me que bem ou mal, alguma coisa resultou! :)
Cabe a nós também fazermos a diferença e informarmos...
Abracinhos coloridos
Hoje houve uma festa no meu emprego: uma colega comemorava connosco um ano após uma operação ao cérebro. Tudo correu bem :)
Lembras-te, Ondinha, que vim aqui pedir a tua ajuda? Hoje venho dizer que está tudo bem, graças a ela e a outros seres, entre eles tu.
Um beijinho
Moira Encantada :)
Anónima :)
Lembro sim! Lembrava-me dessa troca de palavras, e hoje fui reler o post (Maio 2008 - De ti...Para ti)
E... o meu coração sorri :)
Grata estou!
Beijinho sorridente
Onda Encantada
Enviar um comentário