terça-feira, dezembro 4

YHVH Adonai



Ani - Yod Heh Vav Heh Adonai - Ribbono Shel Olam - Amen






A primeira respiração é Ani. Esta palavra hebraica (Aleph Nun Yod ) significa EU SOU.
Começa num tom baixo para depois terminar num tom superior.
Continuar a entoar o Yod de forma ténue até terminar a respiração.

A segunda respiração é Yod Hey Vav Hey, o nome impronunciável de Deus (Tetragrammaton).
Também são quatro letras separadas, diz-se numa única respiração e começa com a nota mais alta, aquela com que se terminou o Ani, para depois decrescer.

A terceira respiração é Adonai, Aleph Daleth Nun Yod é traduzido como O Senhor, e é um substituto para o nome impronunciável de Deus (Yod Hey Vav Hey). Adonai tem o mesmo tom de Ani, partindo de um tom baixo subindo até um som mais agudo. Mas Adonai tem três sílabas e Ani duas, pelo que DON é pronunciado rapidamente e Yod mais arrastado.

A quarta respiração é composta pela frase Ribbono Shel Olam. Esta frase significa "Senhor do Universo, Senhor das Eras". O universo neste caso é o universo inteiro temporal.

A primeira palavra desta frase, Ribbono, significa Mestre, notar que deriva da extensão de Rabbi. Ribbono é pronunciado com a tonalidade mais alta, a extensão alcançada é a mesma a que se chegou com Adonai.

Em Ribbono deve tomar-se uma quarta respiração. A segunda palavra da frase é Shel que significa Do e é pronunciado num tom baixo.

A terceira e última palavra desta frase é Olam e é onde tomamos os dois últimos quartos da nossa respiração e é pronunciado com um tom médio e é a única palavra deste cântico em que se usa esta tonalidade.

A quinta respiração é Amen, que termina comumente na tradição judaico-cristã. A sua tradução é muito complexa, mas dito sózinho traduz-se como Verdade, mas pode ser traduzida como Fé. É composta por Aleph Mem Nun e tem duas sílabas e por isso é pronunciado como Ani, cada sílaba que recebe uma respiração igual.

Antes de cada palavra deve-se tomar uma respiração.

Estudando o cântico

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá
Saudações

Maior explicação sobre esse mantra aqui.
Vale a pena ler:
http://www.tmo-wg.net/Attend.html

Paz

Onda Encantada disse...

Saudações de Paz, anónimo

Grata pela partilha...
Estou lendo, e ouvindo :)

PAZ

Selos

EU SOU LUZ E QUERO ILUMINAR...
Cada passo do meu caminho para poder partilhá-lo contigo.