quinta-feira, abril 8

Aquém e Além do Cérebro

Fiquei entusiasmada quando vi esta noticia na televisão e ouvi as palavras de um dos entrevistados.
Parece-me importante esta mudança de mentalidades da mente racional para a mente intuitiva.
Parece que alguns membros da própria classe médica começam a acreditar e a tomar consciencia de que algumas das suas decisões são baseadas na intuição.
Agora uma observação fora do contexto (mas dentro... eheheh)... é por isso que gosto de ver o Dr.House. Vejo esta série como observadora dos comportamentos humanos. Acho curioso observar que por exemplo, enquanto o médico procura soluções nos seus paradigmas mentais, escamoteia toda uma série de doenças e sintomas, bacterias e fungos, e no fim, encontra geralmente a solução com base, num "glimpse" intuitivo.... e charannnnnn.... consegue-se tratar a pessoa :)

A diretora do Instituto de Noética da Califórnia, Marilyn Schlitz, notabilizada por alegadamente ter inspirado o livro de Dan Brown «O Símbolo Perdido», é uma das «vedetas» do simpósio Aquém e Além do Cérebro, que hoje se inicia no Porto.
O encontro, promovido pela Fundação Bial sob o tema «Intuição e Decisão», arranca esta noite na Casa do Médico, no Porto, com uma intervenção de Seymour Epstein, professor emérito de psicologia da Universidade de Massachusetts onde abordará a influência dos mecanismos intuitivos na tomada de decisões.
Autor de inúmeros artigos científicos e de um livro na área da «cognitive-experiential self-theory», o investigador, alvo de vários prémios por investigação excecional, irá apresentar esta tese, que defende que a intuição pode ser explicada pelo funcionamento do sistema experiencial, um mecanismo de aprendizagem automático e inconsciente que os humanos partilham com outros animais de nível superior.

Noticia: Diario Digital

Sem comentários:

Selos

EU SOU LUZ E QUERO ILUMINAR...
Cada passo do meu caminho para poder partilhá-lo contigo.