sábado, setembro 24

Meditação - um exemplo para praticar


Considera esta prática como um ensinamento a seguir, como um caminho, e tenta torná-lo habitual na tua vida quotidiana.

"Acenda um incenso de sua preferência. É necessário, antes de mais nada, uma posição correta. Deve-se sentar sobre uma almofada redonda, o pé direito sobre a coxa esquerda e o pé esquerdo sobre a coxa direita. As roupas devem ser frouxas. A mão direita sobre o pé esquerdo e a esquerda sobre a palma da direita com as pontas dos dedos polegares se tocando como se estivessem segurando uma bola.

Senta-se em posição ereta, sem se inclinar nem para a frente nem para trás. Nariz, queixo e umbigo numa linha reta. As orelhas na mesma linha dos ombros. A língua encostada no céu da boca, lábios e dentes cerrados com firmeza. Olhos semicerrados, fitando algo a 90 centímetros. Se sua posição estiver correta, sentirá sua força concentrada num ponto abaixo do estômago. Os braços e ombros totalmente relaxados.

Nesta posição poderá controlar sua respiração, que deverá ser profunda e calma, fazendo-se sem nenhum esforço consciente. A meditação Com esta posição, põe-se o corpo como que em parêntese.

Deve-se afastar tudo aquilo que perturbe a mente, e concentrar-se naquilo que se vê, deixando que o inconsciente aja e trabalhe, associe e desça para mais profundo. Pode-se utilizar da "dialética", da livre associação das imagens, da busca da essência de cada fenômeno, da fixação naquilo que mais traz satisfação, paz, e coerência.

O budismo não afirma nem desmente a afirmação da vida eterna, apenas acha que "na discussão deste tema, a pessoa fica divagando enquanto sua curta vida se vai acabando". Seus valores máximos são: a paz, a tranqüilidade, o encontro do homem consigo mesmo, mas isto não determina sua alienação da vida pública e política. Ficou-nos esta apreciação de Buda: "O rei é o maior dos patifes. Toma dinheiro do povo e o obriga à guerrear para defender suas riquezas, quando não para tirar as de outrem".

Esta, é uma das muitas formas de meditação.

Muita paz.

Sem comentários:

Selos

EU SOU LUZ E QUERO ILUMINAR...
Cada passo do meu caminho para poder partilhá-lo contigo.