segunda-feira, julho 27

Os 21 Ritos Tibetanos

Sexta-feira passada, fui assistir, na união budista, a uma palestra sobre os 21 Ritos Tibetanos dada pela Eneida do Instituto Lam-Rim.

Os ritos tibetanos são um conjunto de exercícios que em conjunto com a respiração, visam estimular os chacras e todo o sistema glandular, promovendo a limpeza fisica pela reenergização de várias áreas. Ainda não tive oportunidade de experimentar os 21 ritos, mas já percebi que geralmente se utilizam 5 principais.

Basicamente são exercícios de Yoga, como os que já pratiquei em tempos.

De acordo com o que a palestrante disse, com a promoção da limpeza e remoção de "detritos" fisicos e recirculação de todo o sistema energético, vamos conseguindo remover muitos bloqueios que temos, medos e padrões enraízados, atingindo niveis muito profundos de terapia.

Inclusivé, ela referiu algo que me parece bastante interessante (para as senhoras que por lá passam e para mim que por lá passarei) sobre a menopausa. É que, com estes movimentos, e contínuo estímulo das supra-renais, a dimuição de estrogéneos que temos (por altura da menopausa) é invertida pela produção de uma substância (que por sinal agora não me lembro o nome) e que se encontra como reserva até determinada altura da nossa vida, mas que depois vai sendo gasta e daí a "necessidade" ocidental da compensação hormonal (vou investigar isto melhor), mas que com a prática dos ritos, volta a aumentar evitando assim, a necessidade da compensação hormonal, bem como a diminuição dos tais afrontamentos.

Será que é a fonte da eterna juventude?
O que é certo é que a senhora Eneida, disse ter 50 anos e parecia no máximo ter uns 30 e "picos"... será que era do sumo de alface?

O máximo que posso fazer é experimentar, talvez eu volte ao estado embrionário e esteja aqui para relatar.
Outra hipotese é eu ir colocando fotos do meu rejuvenescimento... :)

Como é óbvio, pelas minhas palavras, estou a tratar de um assunto sério com alguma leveza. Em parte nenhuma do que escrevi subsiste qualquer tipo de gozo, dúvida ou diminuição deste trabalho.

O que é certo é que a coisa me entusiasmou e quero mesmo experimentar.

Deixo um video para verem por vós mesmos.






Onda Encantada

3 comentários:

Unknown disse...

Muito interessante, mas a minha ignorância é demasiado grande para abarcar estas possibilidades. Isso do rejuvenescimento - soou-me muito bem :)

Onda Encantada disse...

António,

Vou testar, e quando aparecer aí ainda mais jovem... ihihihihi... logo informo.

Pelo diálogo dela, e pela experiência que tentou passar, pois esteve algum tempo no Tibet, após ter feito o curso na Holanda com mestres tibetanos, pareceu-me bastante interessante também...

E na verdade, o Graal está mesmo dentro de nós ou não é? ;)

Bjo

Unknown disse...

EU pratico os seis ritos, não seis mas oito, desde 1998. Um fato muito bom: De 1998 até mais ou menos três anos e meio eu praticava rigorosamente toooodos os dias. Um dia sem mais nem menos me deu um TCHOF OU TCHUF e as minhas fossas nasais se desentupiram completamente e continuam totalmente desentupidas. E REALMENTE A FONTE DA JUVENTUDE! Pratique pelo resto da sua vida!

Selos

EU SOU LUZ E QUERO ILUMINAR...
Cada passo do meu caminho para poder partilhá-lo contigo.