É Natal?
Hum.... É Solstício de Inverno!
O Solstício de Inverno, este ano aconteceu a 21 de Dezembro, as 12:04 de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, indicando o inicio do Inverno no Hemisfério Norte.
É quando a passagem do sol pelo equador, atinge a sua altura máxima e mínima (relativamente aos hemisférios).
Solstício deriva do latim – Solstitium – indicando a altura em que o sol fica estacionário durante 3 dias na linha do Equador, passando a emergir no hemisfério norte a partir de 25 de Dezembro… E fez-se luz a 25 de Dezembro?
Neste dia 21, celebra-se o “nascimento do sol”, ou de um novo ciclo do Sol sobre a Terra, sendo que os dias se tornam maiores e as noites mais curtas.
Em diversas civilizações considerava-se o Sol como sendo o filho da Luz, o que representava Deus em vida.
Daí que nos rituais druidicos, se celebrava a fertilidade e muitas mulheres tentavam engravidar nesse dia. Também os Egípcios celebravam este dia de nascimento, pela criação de novas sementeiras, e rituais de semeadura.
Os Incas, os Maias, os Celtas, todos eles celebravam o solticio como dádiva de vida à terra. Todos possuem os seus calendários próprios indicativos destes momentos importantes.
Na cultura actual, consideram-se estes rituais como pagãos, e na realidade eles representavam e muito bem, a integração plena do homem com a natureza e o seu respeito por ela. Tanto era o respeito, que os ciclos eram anunciadores das épocas propícias para semear, colher, plantar, etc, etc…
E porquê o Natal aqui no meio desta celebração à mãe natura?
Porque o Imperador Romano Constantino I, alterou os motivos das festas do solstício e passou a ser comemorado o nascimento de Cristo, como salvador da humanidade, em vez do nascimento do sol, fixando a data para 25 de Dezembro (lá estão os 3 dias do sol estacionário). É esta uma forma de desviar as atenções dos ditos rituais de celebração à natureza, de forma a puxar os “infiéis” para a igreja católica…….. (sem mais comentários!)
Desejo-vos a todos um Feliz Solstício e que com este inicio criem umas sementeiras lindas, para que brotem e possam colher bons frutos para o ano.
Apesar de o Natal ser para mim o que vos descrevi acima, não deixo de vos desejar a todos umas festas felizes e cheias de Amor e que no próximo ano sejamos cada vez mais co-criadores do nosso destino.
Para o efeito Natalicio e de fim de 2009, este ano, resolvi "brincar". (gosto sempre de brincar).. e é o que vos deixo aqui... um cartão animado... para todos os que me lêem, comentam, os que lêem e não comentam e para todos os que um dia lerão...
Abraço-vos em Amor
1 comentário:
Onda
nem mais!!! É isso mesmo, apesar de eu adorar o Natal e não me importar com os rituais cristãos (já não me incomoda).
É uma altura para brincar muito sim...vou ver o postal!
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAAHHAAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAha
só tu!! maravilhoso! Estou para aqui a rir de tanta palhaçada!!!
Acho que me inspiraste e vou enviar um cartão destes para os amigos e colegas de trabalho!!!! LOL
Beijcoas
Enviar um comentário